terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rodocalibrador (o rodoar)



      O que pareceu a reivenção da roda logo quando chegou ao mercado. Hoje em dia já não é assim tão unânime diariamente encontro proprietários ou administradores de frotas as voltas com prejuízos relacionados com este equipamento.  A questão é quem é o culpado?
     Sem nenhum medo de errar eu lhes digo o usuário seja ele o motorista ou o responsável pela manutenção de acordo com o cenário onde se encontra o veiculo. Porque digo isso? não são poucos os casos de veículos com o rodocalibrador que os responsáveis simplesmente deixam o pneu cem por cento por conta do equipamento. O pneu todo dia amanhece vazio  e surge a celebre frase liga o rodoar  que enche, mais o fato é pneu não é para amanhecer todo dia sem ar e se esta ocorrendo é por algum motivo, sem falar que um pequeno furo no pneu por muito tempo provoca o que os técnicos chamam de infiltração e isto enferruja o pneu de dentro para fora falaremos mais a este respeito em outro momento.
       Da mesma forma é a falta de confirmação da pressão aferida pelo equipamento é necessário que pelo menos uma vez a cada quinze dias se verifique a pressão diretamente nos pneus, já que  existem vários fatores que levam o equipamento a medir a pressão de forma equivocada podemos citar: objetos estranhos no interior das mangueiras, água no sistema, vazamentos nas conexões dentre outras. Sendo assim é imprescindível a manutenção conforme a recomendação dos fabricantes que normalmente indica períodos de  entre dois e três meses, para que ocorra uma revisão no sistema. 
       A falta de manutenção juntamente com as diversas ocorrências possíveis podem ocasionar a seguinte situação: O equipamento foi programado para calibrar os pneus com 100 lbs e aparentemente esta tudo certo sem nenhum alarme os medidores bem calibrados, porém quando se desconecta o sistema e medi a pressão no interior do pneu se encontra 90  ou ate mesmo 80 lbs. Resultado da situação rapidamente se perderar o pneu por rodagem vazia e ainda terar a sensação de que estava tudo certo e que o problema é do fabricante do pneu, pois você tem rodocalibrador no veiculo então é impossível o mesmo rodar vazio. 
       Existe um outro ponto importante a se observar o equipamento trabalho com ar comprimido e como tal gera agua desta forma é excencial a presença de um dreno no sistema e mais importante ainda a retirada do excesso de agua do mesmo, já que não adianta ter o dreno e não estancar a agua que nele se encontra.
       Quero lembrar a todos que rodocalibrador não é um ser mágico e nem muito menos divino é um equipamento que como todos os outros precisam de manutenção e ter as instruções do fabricante seguida para que o mesmo funcione bem.

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