domingo, 5 de setembro de 2010

As diferenças entre o pneu diagonal(comum) e radial


Pneu Diagonal (comum)



Estrutura do pneu diagonal
Formado por diversas lonas de material   
têxtil, cruzadas entre si no sentido
diagonal.

Não há distinção entre a banda de
rodagem e os flancos.
Quando o pneu roda, todas as
flexões do flanco são transmitidas
para a BdR, provocando:


Visão de um corte lateral 



Características de rodagem

Uma deformação da elipse de contato pneu/solo;
Lixamento transversal com o solo.



Desvantagens:
Desgaste mais rápido - menor Km;
Consumo de combustível mais elevado - resistência ao rolamento;
Aquecimento muito grande - lixamento com o solo, fricção entre lonas e armazenamento de calor (têxtil);
Menor aderência - menor área de contato e deformações da BdR;
Estabilidade prejudicada - perda da trajetória causada pelas deformações da BdR;
- Maior possibilidade de cortes e furos - carcaça rígida e têxtil.

Pneu Radial

A carcaça é feita de uma única
 lona de cabos de aço, dispostos
 no sentido radial e napas de topo
 são colocadas formando uma
 estrutura triangular.
BdR é estabilizada por uma cinta
composta de diversas lonas.



Flancos e BdR são independentes

Quando o pneu roda, só os flancos
flexionam, estas flexões não são
transmitidas a BdR, propiciando:

Características de rodagem
- Redução das deformações da elipse de contato;
- Redução do lixamento transversal com o solo;

Vantagens:
Desgaste mais lento - aumento na Km;
Diminuição no consumo de combustível ;
Redução do Aquecimento - diminui o lixamento com o solo, não
existe fricção entre lonas e o aço é um excelente condutor de calor;
Maior aderência - área de contato é maior e constante;
Estabilidade favorecida - com a redução das deformações da BdR,
o pneu segue uma trajetória definida;
Menor possibilidade de cortes e furos - carcaça flexível com alma
de aço.


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